MenuPrincipal

Poços de Caldas

Poços de Caldas é uma das principais cidades do sul do estado de Minas Gerais e destino de muitos turistas paulistas. Saindo de Jundiaí, a viagem de carro leva cerca de 3 horas para percorrer os 200 Km. Esse foi o destino do primeiro final de semana de 2012, sábado dia 7 saímos de Jundiaí às 5h com um pequeno mapa impresso e uma lista com os pontos turísticos da cidade.

Portal de Poços de Caldas
Chegamos em Poços de Caldas às 08:00h com as lojas do centro fechadas e pouco movimento nas ruas. Antes de começar a procurar os pontos turísticos, paramos na Padaria Big Pão II, no centro da cidade, para tomar café da manhã com muito pão de queijo.

Rodoviária na entrada da cidade

A cidade é super organizada para receber os turistas com placas dos pontos turísticos por todos os lados e, seguindo as placas, fomos para a primeira parada: o Recanto Japonês.

Recanto Japonês
O Recanto Japonês é uma réplica de um jardim nipônico com construções e vegetações típicas. Localizado numa vertente da Serra de São Domingos, é rodeado de mata nativa. O lugar é uma viagem à cultura oriental. No local o visitante encontra um caramanchão, cópia existente nos jardins do palácio imperial japonês Katsura-Rikyu, em Kyoto, casa de chá, quiosque, lago artificial com carpas coloridas, Fonte dos Três Desejos: Amor, Saúde e Inteligência e trilhas para caminhadas ecológicas.  

Recanto Japonês
Jardim
Fonte dos três desejos
Caramanchão

Cristo e Teleférico
Segundo ponto turístico foi um dos principais cartões postais da cidade: o Cristo, localizado no alto da Serra de São Domingos, a 1.686 m acima do nível do mar, sendo o segundo maior do Brasil, possui  aproximadamente 500 toneladas em seus 16 metros de altura. A vista da cidade do alto do Cristo é uma das mais belas paisagens de Poços de Caldas. 

Junto ao Cristo, está o teleférico, considerado o maior do país e cada cabine tem capacidade para quatro pessoas. Durante o trajeto, pode-se ter uma linda vista da cidade e da vegetação exuberante da serra. O teleférico tem o custo de R$ 10,00 por pessoa.

No mesmo complexo que sai o teleférico, encontra-se o aquário, o qual não visitamos pois achamos que não seria muito legal e parecia estar meio abandonado.

Cristo
Vista a partir do Cristo
Teleférico

Pedra Balão
Após visitar o Cristo e passear pelo teleférico, fomos para a Pedra Balão. Um curioso monumento esculpido pela natureza, resultado de erosões eólica e pluvial, fica na Serra de São Domingos, próximo ao Cristo Redentor. 

Pedra Balão
Escada para acesso

Espaço Cultural da Urca, Museu, Relógio Floral e Fonte Luminosa
Voltamos para o centro da cidade onde pudemos passar rapidamente por alguns pontos turísticos para tirar algumas fotos, com destaque para o Relógio Floral. Na rua ao lado do Espaço Cultural da Urca existem várias charretes para quem quiser realizar um passeio, nós preferimos continuar de carro mesmo.

Espaço Cultural da Urca
Museu
Relógio Floral
Luminosa (Parque José Affonso Junqueira)

Fonte dos Amores
A Fonte dos Amores possui a estátua em mármore de dois jovens abraçados, retratando o amor, esculpida pelo italiano Giulio Starace. Não achamos ser um ponto turístico muito atrativo e poderia ter ficado de fora do roteiro.

Fonte dos Amores

Cascata das Antas e Cascata das Andorinhas
Seguindo as placas, fomos para a Cascata das Antas, que fica pouco mais retirado do centro da cidade. Junto à Cascata das Antas, está a Cascata das Andorinhas e as Ruínas da antiga hidroelétrica. Rica em recursos hídricos, Poços de Caldas resolve associar os atrativos naturais da Cascata das Antas ao potencial hidrelétrico.

Hidroelétrica
Cascata das Antas
Ruínas da primeira Hidroelétrica

Almoço
Após visitarmos tantos pontos turísticos, já era hora que dar uma paradinha para almoçar e repor as energias. No caminho de volta da Cascata das Antas, encontramos na Av. João Pinheiro, que é a principal avenida da cidade, a churrascaria Poços Grill e paramos por ali mesmo. Os preços são do mesmo padrão de São Paulo, o local é muito legal, o atendimento excelente, a variedade não é nada espetacular.

Churrascaria Poços Grill

Hotel
A tarde começava a cair e não tínhamos ainda definido um lugar para passar a noite, então resolvemos parar de passear e procurar um hotel para ficarmos. Rodamos o centro e vários hotéis já estavam sem vagas. Então encontramos vagas no Jóia Hotel, um hotel bem localizado, no centro da cidade, bem grande porém extremamente simples, sem nenhum tipo de luxo. A diária saiu por R$ 154,00, num quarto com uma grande varanda. O café da manhã foi muito bom com bastante variedade. 

Vista da varanda do quarto

Pontos turísticos no centro
Após mochila guardada, banho tomado e uma meia hora de descanso, fomos andar pelo centro, onde encontramos mais alguns pontos turísticos.

Thermas Antônio Carlos
Calendário Floral
Fonte

Shopping
Após andarmos bastante pelo centro, pegamos o carro e fomos até o Shopping Poços de Caldas, que fica na entrada da cidade. O shopping é pequeno sem muitas opções. O que nos chamou a atenção foi um local que vendia calzones individuais, resolvemos pedir um para experimentar e abrir o apetite, que aliás estava muito bom.

Shopping Poços de Caldas

Santa Rosa
Saímos do Shopping e voltamos para o Centro. Bem próximo do Hotel, haviam vários barzinhos e escolhemos o Santa Rosa para comer e passar algum tempo. O barzinho é muito agradável, bem frequentado, um ótimo atendimento e cardápio. Escolhemos uma porção de pernil com provolone, que estava deliciosa!

Fachada
Interior do Santa Rosa
Porção de pernil com provolone

Cachoeira Véu das Noivas
No domingo, acordamos cedo, tomamos café e fomos em busca de mais pontos turísticos, antes do check-out do hotel as 12:00h. Fomos para a Cachoeira Véu das Noivas, um ponto turístico imperdível para quem visita a cidade. A cachoeira Véu das Noivas é formada por três quedas d’água, sendo que a principal possui 10 metros de altura por 15 metros de largura. As águas formam corredeiras e avançam em uma velocidade que encanta. Mata ciliar e rochas associam-se à paisagem. No local, há um trenzinho que realiza passeios nos limites do parque no qual é possível contemplar a beleza natural do local, composta por pinheiros, flores e plantas ornamentais. No local, também há uma feira de artesanato.

Cachoeira Véu das Noivas

Represa Bortolan
Próxima a cachoeira está a represa Bortolan, que é frequentada por praticantes de esportes náuticos e turistas em geral. Existem passeios de Escuna, Lanchas e Jet-Ski que dividem o espaço com pedalinhos e adeptos de pesca esportiva. O passeio de pedalinho é barato, agradável e bastante cansativo. Os pedalinhos com formato de cisne são mais pesados, fica a dica para quem for passear.

Pedalinhos da Represa Bortolan

Cachoeira Lua de Mel
Saindo da represa, encontramos algumas placas indicando a Cachoeira Lua de Mel, onde demoramos para encontrar a entrada e quando encontramos tivemos a péssima surpresa de que a entrada era paga. Por não parecer ser algo especial, não visitamos.

Cachoeira Lua de Mel

Praça do Xadrez
Voltamos ao Centro da cidade, paramos o carro em frente à antiga estação de trem e pudemos percorrer mais algumas atrações da cidade, como a Praça do Xadrez com tabuleiro gigante, uma máquina centenária que foi utilizada para asfaltar as principais ruas da cidade e o monumento aos imigrantes italianos.

Estação Ferroviária
Praça do Xadrez
Máquina centenária
Monumento aos imigrantes italianos

Coreto, Palace Hotel e Monumento a Minas
Ainda no Centro, o Coreto tem o formato de uma pequena cúpula. Seu interior, apesar de pequeno, comporta os músicos da Banda Maestro Azevedo, que tocam no local nos finais de semana alegrando as pessoas que por ali passam. Próximo ao coreto está o famoso Palace Hotel e o monumento "Minas ao Brasil".

Coreto
Palace Hotel
Monumento "Minas ao Brasil"

Monotrilho
Sendo o único monotrilho que o Brasil possui, de propriedade particular e desativado. O monotrilho está desativado desde 2000 e uma parte da via foi destruída em 2003. Todo turista fica imaginando como seria bom se estivesse funcionando.

Monotrilho

Hora do almoço
A manhã de domingo se acabou e com ela nosso final de semana em Poços de Caldas, fizemos check-out no hotel e paramos para almoçar na famosa Cantina do Araújo, localizada na R. Assis Figueiredo, 1075, bem no Centro da cidade. A cantina é famosa pelas celebridades que já passaram por ali e possui cartazes por toda a cidade. O almoço é muito bom, apesar do preço pouco salgado, mas nada exagerado. Pedimos tutu a mineira, que vinha com tutu, arroz, ovo, couve, torresmo, linguiça e banana a milanesa.

Fachada
Típico prato mineiro

Fim do passeio
Após o almoço, pegamos o caminho de casa, com uma parada rápida na entrada da cidade, próximo a Represa Bortolan, para comprar queijos e doces. Poços de Caldas está sempre muito preparada para receber os turistas e, sem dúvida, saímos levando a vontade de voltar e conhecer ainda mais.

5 comentários:

  1. Muito legal as dicas, objetivas e relevantes. Vcs cobriram a maior parte dos pontos turísticos e passaram informações muito uteis

    ResponderExcluir
  2. parabens, adorei as dicas!!

    ResponderExcluir
  3. Fui p/ poços dia 13/10/2015 e cai na besteira de pagar 5,00 reais p/ ver a tal cachoeira lua de mel só que p/ minha surpresa ela não existe só tem o rio é um pega trouxa gostaria de poder divulgar p/ tds p/ q nigm mais cai

    ResponderExcluir
  4. Amei passei minha lua de mel em Poços 1973,Hotel Gambrinos hoje não existe mais,retornei essa semana com meu esposo,foi emocionante!pena q as cachoeiras estão se esgotando...saudades!#!

    ResponderExcluir
  5. Amei passei minha lua de mel em Poços 1973,Hotel Gambrinos hoje não existe mais,retornei essa semana com meu esposo,foi emocionante!pena q as cachoeiras estão se esgotando...saudades!#!

    ResponderExcluir