MenuPrincipal

Monte Verde

Ao contrário do que muitos pensam, Monte Verde não é uma cidade, e sim um distrito do município de Camanducaia e possui acesso fácil através da Rodovia Fernão Dias. Um destino ótimo para um passeio de final de semana. Nós resolvemos ir no sábado cedinho, mas quem puder ir na sexta à noite, é uma ótima escolha.

Chegando em Camanducaia já pegamos um pouco de cerração e percebemos que o frio estaria presente em Monte Verde. 

Rodovia Fernão Dias
Na subida da serra pudemos ver as nuvens em meio as montanhas formando uma linda paisagem para fotos.

Subida para Monte Verde 
Portal

Chegamos em Monte Verde às 7:00h sem nenhuma reserva em hotel ou pousada e o centro ainda estava todo fechado. Encontrar um lugar para tomar café da manhã não é uma tarefa fácil, já que o centro possui apenas restaurantes e lojas que abrem mais tarde.

Ligamos para a pousada que tínhamos pesquisado, Estalagem Spiller, e perguntamos sobre o café da manhã para não-hóspedes e fomos para lá. Pagamos o café da manhã à parte, e como havia um quarto disponível, fechamos a diária com a pousada.

Estilagem Spiller

Café da Manhã
O café da manhã é muito bom, com variedade de pães, bolos, frutas, sucos, waffle e crepes. O local para o café é um pouco pequeno, mas bastante agradável.

Café da manhã
Local do café

Pousada
Os quartos são bem decorados e contam com lareira e lençol térmico para as noites frias. Além disso uma linda vista da janela faz os hóspedes esquecerem que os quartos possuem wi-fi grátis, ou não. A área externa da pousada encanta pela beleza, com lago, peixes, ponte, cabanas e uma enorme área verde que recebe a visita de pássaros e esquilos.

Lareira
Sacada
Vista da janela do quarto
Pousada
Esquilos na pousada
Vista externa

Platô
Fomos para o primeiro passeio em Monte Verde, o Platô, que fica a uma altura de 1.945 metros, o caminho não oferece grandes dificuldades, porém o trajeto é longo, prepare-se para andar bastante. Chegando ao topo, uma extensa laje de granito faz vista para um bonito visual que, em dias de céu aberto, pode-se ver o Vale do Paraíba.

Platô

Hora do Almoço
Após subir e descer a montanha, voltamos para a pousada, tomamos banho e saímos para o almoço no centro da cidade. Escolhemos a Galeria Dom Luiz, onde o almoço para duas pessoas é muito bem servido.

Galeria Dom Luiz
Almoço com leitoa a pururuca

Época ruim
Como fomos entre Março e Abril, antes da alta temporada de inverno, a cidade estava em reforma com a rua principal cheia de lama, dificultando o acesso. Mas apesar desse inconveniente, a cidade continuava atrativa pelo ar romântico e boêmio.

Rua principal em obras
Lama por todo lado

Galerias
Muitas galerias se encontram em Monte Verde, oferecendo lembranças, roupas, doces e muito chocolate. Fizemos uma parada na galeria Vila Europa para a sobremesa: Apfelstrudel com sorvete.

Vila Europa
Apfelstrudel

Jantar
Depois de descansar um pouco na pousada, voltamos para o centro para jantar. Vários restaurantes oferecem o rodízio de fondue e o preço é quase tabelado. Escolhemos o Café Pinhão que nos chamou atenção pelo grande movimento e as mesas ao ar livre.

Fachada Café Pinhão
Café Pinhão

O jantar foi ótimo, começando com os fondues de carne e queijo, trazendo vários tipos de carne, molhos e acompanhamentos. O fondue de chocolate para a sobremesa foi igualmente ótimo com frutas da época.

Fondue de queijo
Fondue de carne
Fondue de chocolate

Manhã de domingo
Após o café, ficamos um pouco na pousada e depois de fazer check-out fomos para o centro. Encontramos um trenzinho turístico e resolvemos dar uma volta com ele e, pagando o valor de R$ 15,00 por pessoa, pudemos conhecer um pouco mais de Monte Verde.

Patinação no gelo
Aeroporto
Araucária
Roda d´agua
"Casa mais bonita de Monte Verde"
Criação de trutas
Esquilo
Alimentando os esquilos

A Mãe da Truta
Ao fim do passeio de trenzinho próximo do meio-dia, já era hora de nos preparar para voltar para casa, passeamos mais um pouco pelo centro e escolhemos a Adega do Chicão para almoçar, a qual tem o seu principal prato intitulado "A Mãe da Truta".

Fachada da Adega do Chicão
Interior da Adega do Chicão
A mãe da truta
Truta, alcaparras, batata, tomate, manga e arroz

Fim do passeio
Após o almoço, compramos alguns queijos, pinhão, doces e camisetas levando a vontade de voltar e conhecer ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário